Astronomia



Antiguidade

A astronomia existe desde os tempos pré-históricos, cuja maioria da astronomia estava ligada à religião e muitos dos astros estavam associados a deuses. Nesses tempos, já se estudava os movimentos dos corpos celestes que era possível de se observar a olho nu, e através destes estudos, criavam-se calendários e também, muitas das observações das posições dos astros e dos seus movimentos eram utilizados para criar cartas astrais.
As origens da astronomia do ocidente terão vindo dos babilónios. Foram os babilónios que aperfeiçoaram a técnica de prever as trajectórias de planetas e de também conseguir prever eclipses. Grande parte dos estudos e do trabalho do império babilónico foi aproveitado pelos gregos. Os gregos foram os primeiros a criar modelos de três dimensões para explicar movimentos dos planetas. Também foi na grécia que se desenvolveu a ideia de que a Terra estava no centro do universo, e de que todos os astros tinham a sua órbita à sua volta.



O Almagesto

O Almagesto é um livro escrito por Ptolomeu entre o ano 157 e 158. Consiste em 13 secções e de 152 páginas e é o livro mais importante da história da astronomia grega. Também neste livro se consegue encontrar os trabalhos feitos por Hiparco sobre a matemática a a trigonometria que foram utilizados por Ptolomeu e por outros astrónomos para a determinação de distâncias entre astros.
Neste livro é abordado:
-A teoria geocêntrica
-Os movimentos dos planetas
-Os eclipses lunares e solares
-A precessão dos equinócios
-A duração do ano e o movimento do Sol
-Catalogação de constelações
Muitos livros e textos da antiguidade foram-se perdendo ao longo dos tempos, fazendo com que o Almagesto fosse uma das poucas obras com que astrónomos dos tempos depois da Grécia pudessem usar para estudar e para basear as suas conclusões.


Video:"Porquê que a Astronomia é importante?"